Planejamento estratégico preventivo às empresas

O planejamento estratégico é um conceito da Administração que auxilia os gestores a pensar sua organização no longo prazo. Nessa competência se encaixam passos cruciais para uma boa gestão:

  •  Missão da empresa;
  •  Visão da empresa;
  •  Estabelecimento de objetivos;
  •  Estabelecimento de metas;
  •  Instituição de Planos de ação (bem como seu acompanhamento).

O norte-americano Russell Ackoff (1919-2009), conceituado pesquisador, consultor e educador empresarial, caracterizava o planejamento estratégico como “a definição de um futuro desejado e dos meios eficazes para alcançá-lo”.

No entanto, antes de se alcançar objetivos ou de se atingir metas, é necessário planejar, e dentro desse planejamento, determinar objetivos específicos e mensuráveis, bem como considerar prazos realistas. Um dos motivos que torna as definições de objetivos tão importantes, é que eles auxiliam a avaliar o progresso da organização. Afinal, como você vai determinar um trajeto se não faz ideia de onde quer chegar?

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